Você sabe o que é um Perito Avaliador de Imóveis?

Em 2018 a justiça brasileira divulgou que existiam pelo menos 80 milhões de processos judiciais tramitando. O número expressivo reflete a demanda extraordinária que emana do judiciário no Brasil. Em milhares desses processos é requisitado a avaliação de um Perito Imobiliário.

O que faz um Avaliador de Imóveis?

Esse profissional irá elaborar um laudo pericial sobre a estrutura do imóvel, verificando o estado do imóvel, a condição de habitação, deve analisar o mercado para comparar o imóvel em questão com similares na mesma região, bem como irá estimar o valor preciso do apartamento, da casa, terreno… sem depreciar ou supervalorizar a unidade em relação aos imóveis próximos.

Quem pode ser um Avaliador de Imóveis?

Profissionais com diploma em engenharia, arquitetura, administração, advogados, além de Corretores de Imóveis, podem ingressar em um Curso de Avaliador de Imóveis. Atualmente,

os profissionais mais requisitados pela justiça nesse segmento são Corretores de Imóveis certificados. Isso por que o corretor tem as habilidades necessárias, para fins legais e a precisão na hora da avaliação.

Agora que você já sabe um pouco sobre a profissão do Perito Avaliador de Imóveis, que tal falar com um dos nossos consultores e ingressar no Curso de Avaliação de Imóveis?

Disciplinas do Curso de Avaliador de Imóveis

Histórico da Avaliação de Imóveis no Brasil

Principais objetivos: entender a história sobre avaliação de imóveis no Brasil e ver a evolução das mesmas, para compreender a avaliação atual.

Normas da ABNT da série 14653

Principais objetivos: saber as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas relacionadas com a avaliação de bens e imóveis.

O Corretor de Imóveis e a Ética Profissional

Principais objetivos: visualizar e compreender as normas éticas profissionais para o exercício da profissão de perito avaliador de imóveis.

Como iniciar uma avaliação

Principais objetivos: aprender por onde começar a realizar a avaliação de um imóvel e como fazer relatório sobre o mesmo.

Definições

Principais objetivos: compreender a definições presentes na avaliação de imóveis e no mercado imobiliário.

A metodologia de avaliação e valor de mercado

Principais objetivos: utilizar técnicas de avaliação de imóveis, e baseado no laudo de perícia determinar o valor de venda ou aluguel do imóvel.

Imóveis urbanos e rurais – Pesquisa

Principais objetivos: realizar pesquisas de imóveis urbanos e rurais, conseguindo informações de mercado, valor, garantia, entre outros.

Métodos de Avaliações

Principais objetivos: aprender métodos e técnicas de avaliação de imóveis determinados e recomendados pelas normas.

Método Comparativo Direto de Dados de Mercado

Principais objetivos: estudar as características do método comparativo direto, sendo ele o método mais empregado em avaliações de imóveis, e suas vantagens.

Método Evolutivo

Principais objetivos: compreender quando se deve usar o método evolutivo para a avaliação de imóveis urbanos especiais.

Roteiro, conteúdo mínimo e apresentação do parecer técnico de avaliação mercadológica (PTAM)

Principais objetivos: aprender como deve se apresentar um Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, e o conteúdo que deve estar presente.

O PTAM em perícia nos processos judiciais

Principais objetivos: entender o Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica como instrumento de avaliação, e como informação presente em um laudo pericial.

Honorários do Corretor de Imóveis para emissão do PTAM

Principais objetivos: saber os honorários do corretor de imóveis para emissão do Parecer Técnico de Avaliação Mercadológica, e como estes variam.

Trabalhos dirigidos, com a elaboração de PTAM de, no mínimo, quatro tipos de imóveis diferentes

Principais objetivos: saber como elaborar, e fazer a resolução de trabalhos dirigidos de no mínimo quatro tipos de imóveis diferentes.