Itaú e Bradesco preparam nova modalidade de crédito imobiliário pelo IPCA

Os bancos privados Bradesco e Itaú, anunciaram a nova possibilidade de crédito imobiliário corrigido pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), de olho no público de média e alta rendas. Ao contrário do anunciado pela Caixa Econômica Federal no fim de agosto, cujo o foco é em uma renda mais baixa e apelo de uma prestação inicial de 30% a 50% menor que as linhas tradicionais.

Outra proposta dos dois bancos, que também é bem diferente da Caixa, é o financiamento em um prazo mais curto, sendo que os tradicionais financiamentos imobiliários com base na taxa referencial (TR), chegam até 30 anos.

Conforme o diretor de diretor de empréstimos e financiamentos do banco, Leandro Diniz, o Bradesco estuda lançar uma linha de crédito imobiliário com lastro no IPCA com prazos entre cinco e dez anos.

Já o Itaú Unibanco mira o público de alta renda na questão do crédito com IPCA, conforme a diretora de crédito imobiliário da instituição, Cristiane Magalhães. O banco, assim como o concorrente Bradesco, estuda lançar uma modalidade com prazo menor, mas os detalhes do novo produto ainda estão em análise.

A boa notícia para o Mercado Imobiliário é que os bancos estão realizando mudanças muito positivas nas modalidades de financiamento imobiliário, o que significa que as projeções de crescimento para o setor permanecem positivas. Com mais possibilidade de crédito, maior o número de vendas de imóveis no país.