Blog
Fiador ainda é a garantia mais utilizada para aluguel no Brasil

Fiador ainda é a garantia mais utilizada para aluguel no Brasil

Ao contrário das previsões de mudanças que eram previstas pelos especialistas do Mercado Imobiliário, o modelo de Locação de Imóveis utilizando a garantia de um Fiador na hora de fechar contratos é a transação realizada por 60% das imobiliárias no país.

De acordo com informações do portal ZAP, o Fiador ainda é o meio de garantia mais utilizado, por conta da cultura do brasileiro.

Um dos fatores que elevam a utilização do fiador na hora do aluguel é o cenário instável da economia. Muitas vezes, o Fiador precisa ter um imóvel próprio para, o que de certa forma, concede uma garantia maior no caso de inadimplência. No entanto, a dificuldade de encontrar um fiador atualmente é grande, o que vem também trazendo uma diminuição dos contratos formais de aluguel.

 

Aluguel direto com o proprietário

A falta de um Fiador para garantir um contrato de locação está também relacionada com o crescimento de aluguéis fechados diretamente com os proprietários dos imóveis. Sem dúvida, algo muito ruim para o Mercado Imobiliário, já que, deixa de gerar empregos, como no caso das Imobiliárias. Sem contar que desregula os valores dos imóveis no âmbito do aluguel, uma vez que o proprietário pode subir os preços, o segmento tende a acompanhar.

 

Novas tecnologias para garantia dos aluguéis

Algumas novidades tecnológicas do Mercado Imobiliário vão na contramão do tradicional. Como o caso do Airbnb, que já está sendo utilizado por milhares de proprietários de imóveis para garantir a locação diretamente com o inquilino.

A StartUp Quinto Andar, é outra ferramenta que está ligando os inquilinos aos proprietários de imóveis, garantindo os alugueis de uma forma mais rápida.

Porém, é bom estar alerta aos riscos que o proprietário corre ao fechar contrato direto, sem a consultoria de um profissional do mercado. Uma delas é a permanência no imóvel após o fim do acordo virtual, bem como a má conservação do bem, perdas, roubos e outros problemas que uma imobiliária teria total responsabilidade.

Isso sem contar, os problemas estruturais do próprio imóvel. Uma vez que a administradora do aluguel, ao intermediar a negociação, tem por responsabilidade a resolução de problemas na infraestrutura, claro, comunicando ao proprietários os custos para tal.

 

Por que alugar com um Corretor de Imóveis?

São diversos os motivos para você contratar um profissional do Mercado Imobiliário na hora de intermediar a sua negociação. Um dos motivos é a garantia de segurança de fechar um negócio com contrato e com base nas leis do mercado, para você não ter dor de cabeça no futuro.

Outra vantagem é o tempo. Você pode evitar o desgaste em caso de problemas estruturais no imóvel, burocracia e a documentação necessárias… entre outros benefícios.

 

Quero ganhar dinheiro com aluguel no Mercado Imobiliário

Se você tem interesse em atuar no Mercado Imobiliário, nós podemos te ajudar! O Instituto do Corretor é uma escola técnica, especializada em capacitar Corretores de Imóveis para atuarem no mercado. São mais de 8 cursos com Diploma Técnico, válido em todo o Brasil. Além de outros cursos de aperfeiçoamento profissional.

Para você atuar como um Corretor de Imóveis habilitado pelo CRECI, venha tirar o seu Diploma aqui!

GRUPO
Faculdade BRASILIANA
Intituto do Conhecimento
Cursos - Instituto do Corretor
Cursos - Escola Democrata
Cursos - Escola Republica