3 filmes que todo corretor de imóveis deveria assistir

Se você gosta de assistir filmes nas horas de lazer, saiba que esse também pode ser um grande momento de aprendizado, de forma dinâmica e leve. Afinal, quando assistimos um filme, nem percebemos que a hora está passando, não é mesmo?

O cinema possui um grande potencial de aprendizagem, uma vez que é muito mais fácil absorver informações de estímulos audiovisuais. Pensando nisso, criamos uma lista com 10 filmes que todo corretor de imóveis deveria assistir. Confira:

O Homem que mudou o Jogo (“Moneyball”)

Baseado numa história real, este filme protagonizado por Brad Pitt, Billy Beane é o gerente do time de baseball Oakland Athletics. Com pouco dinheiro em caixa e a ajuda de Peter Brand, ele é forçado a reinventar sua equipe. Ele desenvolve um sofisticado programa de estatísticas para o clube, que fez com que ficasse entre as principais equipes do esporte nos anos 80.

Aprendizado para o corretor: Existem duas lições importantes nesse filme: A primeira é “fazer mais com menos”, e a segunda é aprender a usar dados e estatísticas para fazer previsões e melhorar os resultados.

O sucesso a qualquer preço (“Glengarry Glen Ross”)

Neste clássico protagonizado por Al Pacino, a história se passa em uma corretora de imóveis tendo como tema a luta encarniçada pelo sucesso entre os corretores. Como os tempos estão difíceis para os corretores, eles são fortemente pressionados por Blake, que agora chefia as vendas. Ele promete um Cadillac Eldorado para o melhor vendedor. Para o 2º colocado o prêmio será um conjunto de seis facas para churrasco e o 3º prêmio é o olho da rua, pois não lá há lugar para fracassados. Quem tiver desempenho mais satisfatório vai receber as boas dicas para conseguir ir bem nas vendas.

Aprendizado para o corretor: Tendo uma imobiliária como cenário, este filme traz importantes lições: estruturas e processos gerenciais inadequados podem arrasar uma empresa como um todo.
As motivações mais agressivas, por meio de competições, quando não são bem pensadas e aplicadas, podem criar um clima destrutivo e provocar ações nada éticas.
Como os valores da empresa e a postura dos líderes são absorvidos pelos profissionais que fazem parte dela.

A grande aposta (“The Big Short”)

Filme lançado em 2016, trata sobre a crise financeira americana de 2007-2008. No enredo, Michael Burry é o dono de uma empresa de médio porte, que decide investir muito dinheiro do fundo que coordena ao apostar que o sistema imobiliário nos Estados Unidos irá quebrar em breve. Tal decisão gera complicações junto aos investidores, já que nunca antes alguém havia apostado contra o sistema e levado vantagem.

Aprendizado para o corretor: Esse filme aborda o mercado imobiliário, e por isso, é indispensável para qualquer corretor. O filme é baseado em fatos reais, mas tem um tom mais cômico. Uma ótima lição é “Não existe investimento 100% seguro ou que se valoriza o tempo todo”. Todos os personagens do filme foram alvos de chacota simplesmente por estarem apostando contra o mercado imobiliário, considerado altamente seguro. Mas, de acordo com uma máxima das finanças, um investimento não pode ser avaliado apenas por seu histórico passado, ainda que essa performance corresponda a décadas consecutivas de valorização.